AFINAL, COMO A PÁSCOA É COMEMORADA NO CRESÇA?

Não podemos ignorar os fenômenos culturais de nosso país. A festa da Páscoa é amplamente divulgada pelos meios de comunicação, principalmente através da publicidade para a venda de ovos de chocolate, o que desperta interesse e curiosidade entre os educandos.
Sabemos que é uma das principais comemorações para os católicos (maioria religiosa em nosso país).
No entanto precisamos ter cuidados, para que não se perca tempo com frivolidades e nem se enfatize aspectos espirituais que cabem às famílias e não à escola.
Nossa escola recebe crianças que advêm de várias outras crenças, praticamos e ensinamos aos alunos, o respeito às preferências e diferenças individuais. Assim, optamos por trabalhar o tema, com enfoque em valores de vida, tão importantes para a convivência em sociedade, como: justiça, amizade, compreensão, tolerância, união e solidariedade.
As atividades são selecionadas de acordo com a faixa etária de cada grupo: músicas, histórias, recreações, artes plásticas, teatro, vídeos, etc.
Os grupos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) desenvolvem, já há alguns anos, o PROJETO PÁSCOA SOLIDÁRIA, que visa colaborar com instituições beneficentes do DF. A seleção e escolha da Instituição é realizada pela equipe em colaboração com os alunos, que trazem sugestões, através de informações colhidas em suas casas ou na comunidade. Neste ano, a instituição escolhida foi a Vila do Pequenino Jesus, casa de acolhimento para crianças, jovens e adultos especiais, localizada na SHIS QI 26 chácara 27, Lago Sul, telefone (61) 35260506. Temos um vídeo no Facebook do Cresça, mostrando o trabalho da instituição.
De acordo com as necessidades da Vila, estamos recolhendo fraldas geriátricas, tamanhos M / G / GG.
Como a data comemorativa tem forte apelo comercial, este projeto busca apresentar diferentes abordagens referentes à data para que o aluno, alvo da mídia, não tenha apenas contato passivo e de aceitação sem conhecimento do real valor dessa comemoração. Desejamos que nossos educandos possam exercitar cada vez mais o senso participativo, crítico-reflexivo, levantando hipóteses ao objeto de estudo, e serem assim capazes de demonstrar o que aprendem , em suas ações.
Convidamos também as famílias a realizarem reflexões junto aos filhos, através de mensagens que foram enviadas na semana que antecede a Páscoa.
Dessa forma, o Cresça cumpriu o seu papel em prol de uma Educação Renovadora e Humanizada.
FELIZ PÁSCOA!
 
Consuelo Carvalho 
Diretora Geral do Cresça