ATIVIDADES COMPLEMENTARES (2° ao 9° ano)

A Nova LDB prevê a “articulação de fundamentos teóricos que embasem a relação entre conhecimentos e valores para uma vida cidadã, em que o ensino fundamental esteja voltado para o Desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade, desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância.
A nova legislação vem confirmar a prática pedagógica da nossa escola, que reconhece a importância dos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental, mas que valoriza a complementação de estudos, a transversalidade de temas e a interdisciplinaridade.
Considerando a preocupação da nova Lei de Diretrizes e Bases em ampliar a carga horária, como um dos pressupostos para a melhoria da qualidade de ensino, mais uma vez o Cresça “sai à frente”, pois, desde 1991, adota o sistema de atividades complementares em horários opostos aos regulares.
 HORÁRIO RETORNO NO CONTRATURNO DAS ATIVIDADES REGULARES
 
  TURMA 2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 5ª FEIRA
2º e 3º ano 8h às 12h15 ou 14h às 18h15
 
8h às 12h15 ou 14h às 18h15
 
4º e 5º ano
 
8h às 12h15 ou 14h às 18h15
 
8h às 12h15 ou 14h às 18h15
6º e 7º ano
 

 

 
De 14h às 18h
8º e 9º ano
 

 
De 14h às 18h
   



LITERATURA E ESCRITA
Em toda a história da vida humana, não existe registro de nenhuma sociedade que tenha vivido sem se comunicar.
A comunicação é uma necessidade humana. Através dela, o homem exterioriza-se, expressa sentimentos, pensamentos, emoções; integra-se no universo e no convívio social.
Ler, por sua vez, é uma forma de aculturar-se, de viajar pelo mundo, de conhecer as estrelas, de ir a reinos encantados que fazem sonhar, de entrar no universo de quem escreveu, de obter informações.
Em um mundo, que evolui cada vez mais rapidamente, onde se fala em globalização, em diversificação e versatilidade humana, em aprimoramento, especialização, se torna cada vez mais importante a leitura, a escrita e a comunicação.
Pensando nisso, o Cresça criou a “Oficina da Palavra”. Nesse espaço, os educandos exercitarão a criatividades, o hábito da leitura, o ato de escrever, a consciência crítica e a reflexiva, a vontade de sonhar, a motivação para se comunicar.
ARTES
Assim como a ciência, o português, a matemática e a geografia constroem o conhecimento humano, acreditamos que também a arte fornece sua contribuição.
A luz, a cor, o volume, o peso, o espaço, que no cotidiano são dados usados para construir através do pensamento lógico, o nosso conceito de mundo físico, em arte são utilizados para alegrar o horizonte de nossa experiência sensível. Por exemplo, pelo uso incomum de cores e sons, pelo organização inusitada de um espaço, pela textura ou forma dada a um material, a nossa própria perspectiva da realidade alterada, abrindo as portas da imaginação e da criatividade.
Sendo assim, o Cresça, que considera essencial a formação do educando como um todo, não poderia deixar de incluir a arte em seu currículo e, dessa forma, unir razão e sensibilidade.
A oficina de arte propõe o resgate do expressar-se e do sentir, associado aos conhecer e ao saber. Os estudantes terão aula sobre história da arte, participação de montagens teatrais, farão trabalhos artísticos e terão noções de artes visuais. Todos nós sabemos que o exercício da criatividades reforça o `”EU”, estimulando o desenvolvimento e propiciando o nascer de obras que são a ponte entre o homem e o seu mundo.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA 
O Projeto Educação Financeira Com Empreendedorismo, Ética, Sustentabilidade E Cidadania é desenvolvido nas turmas do 6º ao 9º ano. O nome do projeto é extenso, mas necessário para dar ideia da abrangência e do enfoque usado no trato desse assunto tão relevante.
O projeto, selecionado cuidadosamente, gira em torno de duas metas – aprender a ser humano e aprender a ser cidadão.
PROJETO MULTIAÇÃO
O Cresça Multiação desperta uma visão ampla do empreendedorismo, englobando cooperação, ecossustentabilidade, cidadania e ética, mas principalmente pelo fazer prazeroso dos nossos alunos. O projeto é desenvolvido com todos os alunos da escola.
MUSICALIZAÇÃO E CANTO
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da memória, concentração, autodisciplina, etc. É o prazer de conhecer a si próprio para melhor interagir com o outro.

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